Renato Sampaio, deputado e líder do PS/Porto, junto com outros subscritores não especificados no artigo, pretende mandar sobre mais uma coisa que pessoas adultas decidem fazer ou deixar de fazer com o seu corpo.
Isto é fascismo. Faço uma tradução não oficial do poema First they came… de Martin Niemöller, que expressa bem porque é que eu apelo a todos os deputados da nossa Assembleia da República, e a todos os meus concidadãos, que rejeitem e humilhem estas tristes criaturas do fascismo:
Na Alemanha, eles vieram buscar primeiro os Comunistas, E eu não reagi porque não era um Comunista;
E depois vieram buscar os sindicalistas, E eu não reagi porque não era um sindicalista;
E depois vieram buscar os Judeus, E eu não reagi porque não era um Judeu;
E depois… vieram buscar-me… E por essa altura já não havia ninguém para reagir.
A alusão é clara. Eu não uso piercings, mas:
- sou capaz de concordar com limitações a alterações permanentes feitas a menores que, apenas oficialmente pois embora haja excepções normalmente não sabem melhor, e não há uma fronteira bem definida de quando se passa a saber;
- concordo absolutamente que os estabelecimentos devem ter um enquadramento legal por questões de saúde pública;
…mas sou absolutamente contra a leis fascistas que roubam direitos civis, e que tornam em malfeitores os cidadãos honestos e maiores de idade que desejam ter um piercing seja onde for no seu corpo, porque motivo for.
E os que vieram buscá-lo, suicidaram-se, foram mortos julgados em Nuremberga (ou algures) após um governo de 12 anos, sem direito a eleições, depois de estar tudo reduzido a pó. Essa é a diferença numa democracia. Animo, pode-se votar no próximo ano, apesar que o PS+D parece um Déja vu!
Não conheço a lei dos piercings mas também há leis que mostram como se conduz o carro, como se anda na rua, que não se pode danificar propriedade alheia, que não se pode conduzir alcoolizado. Alugar filmes XXX a menores. Vender bebidas a menores. Está praticamente na mesma categoria.
O motivo da lei deve ser a mesma coisa que fumar, ou drogar-se. Não é saudável :). E se a pessoa se quiser auto-mutilar, como alguns adolescentes fazem actualmente? Na Espanha os modelos têm de ter um peso mínimo, por causa da anorexia.
Já agora porque é que este site tem moderação? controle do comentarista? fascismo…? Ou apenas para evitar mentes perversas? O termo está muito difuso actualmente.
Mas as leis são necessariamente para controlar a conduta dos cidadãos.
Essas leis visam proteger as outras pessoas das atitudes de indivíduos.
Impedir uma pessoa de usar o piercing onde pretender não afecta outras pessoas portanto não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Se reparares, não é esse o caso. A proibição parece ser para todos. Se fosse uma limitação para menores de idade, era capaz de a aceitar. Mas para adultos? Não. É inaceitável.
Engraçado que coloques “fumar” e “drogar” na mesma categoria. Nessa medida exijo que se removam as proibições de um adulto se drogar.
A Lei Anti-Tabaco não proibe uma pessoa de fumar. A Lei está a proteger os que não fumam dos efeitos adversos daqueles que fumam.
Como podes achar que é a mesma coisa? Um piercing na língua faz-te o quê a ti, que não seja no âmbito da subjectividade do gosto pessoal?
Eu por acaso até nem gosto de piercings, mas não deixo de achar esta lei absolutamente fascista.
Não há difusão nenhuma. É prevenção contra SPAM, comentários de pessoas serão sempre publicados, exige é que eu vá ao moderador aprovar. Já agora, depois de uma pessoa ter sido aprovada uma vez, necessita esforçar-se um pouquinho para voltar a cair no SPAM.
Isso é fascismo. As leis existem para criar um conjunto de regras que transmitam justiça (aliás, Lei e Justiça são conceitos diferentes) e equilíbrio de deveres.
Entender a Lei como sendo para controlar a conduta dos cidadãos é fascismo.
Estou aqui a pensar num paralelismo semelhante… Mas só consigo pensar nas vacinas que julgo que são obrigatórias… Mas acho que na rua és obrigado a andar “vestido”. Se for só por causa da higiene, pensa que pela língua é fácil de contrair o próximo com um vírus mediante feridas expostas. Também se pode morrer com um vaso em cima.
Que país conheces que não controla a forma da conduta dos cidadãos mediante as leis? Se eu conduzo pela direita é porque não posso ir pela esquerda. Se não faço cópias piratas de sf. prop. é porque é proibido. Na Polónia há uma regra do código da estrada que diz que tenho de circular sempre com as luzes ligados durante os 365 dias do ano.
As leis ditam como um cidadão se comporta na sociedade. Se vou contra a lei acabo por ser penalizado.
Slash.:”China Blocks YouTube Over Tibet Videos”
Ops, esqueci-me de que o < é html no último comentário
Continuas a confundir “controlar conduta” com protecção de inocentes.
Mas isso não é porque um imbecil fascista não gosta, mas sim porque fazê-lo provocaria acidentes, feridos e mortos.
Não, não é. O que é proibido por lei é distribuíres essas cópias. Continua a não ser porque um imbecil fascista não gosta, mas sim porque é concedido um poder de monopólio temporário na distribuição a quem tem o direito de autor sobre a obra.
Não é só na Polónia, cá também é, e continua a não ser apenas porque um imbecil fascista não gosta, mas para aumentar a visibilidade das viaturas assim diminuindo o número de acidentes, feridos e mortos.
Ainda continuas a não perceber porque é que é mau que um imbecil fascista não goste de algo que tu podes fazer, e porque é bom que sejam impedidas condutas que levem a acidentes, feridos e mortos?
É que a diferença fundamental é essa…
Já agora, também sou contra as leis que impedem uma pessoa de ir nua, mas quando penso em certas pessoas… até acabo por concordar 🙂
Mas se um piercing feito na língua demora algum tempo a cicratizar, sendo uma potencial fonte de contágio de todo o tipo de coisa malignas (segundo o gov). É protecção dos cidadãos.
Quando disse que luzes ligadas sempre, inclui os períodos diurnos com total visibilidade e 35graus sob um Sol quente. De tal forma claro que nem se consegue perceber que as luzes estão ligadas no painel.
Já sei. E quando obrigaram os motociclistas espanhóis a usar capacete? Muitos não queriam porque queriam apanhar “respirar”. Fascismo ou manipulação da conduta do cidadão para seu bem?