Perguntas sobre o preenchimento do IRS on-line

Finalmente processei a entrega do IRS, e desta vez acho que há perguntas que como um utilizador sinto alguma curiosidade sobre o que terá levado a tal exercício de sadismo…

  1. Ok, eu preencho o IRS através da opção que não exige que o utilizador se submeta à Sun Microsystems aceitando a licença do Java, ou seja, Entregar declarações utilizando sistemas com software menos recente. Mas o meu browser é o Firefox 1.5.0.2 (mais patches), porque é que não querer cometer um crime público mentindo no aceitar da licença do Java para cumprir a minha obrigação me coloca na fila dos atrasados apesar de utilizar um browser bleeding edge?
  2. Porque é que tenho de preencher milhares de vezes o número de contribuinte? Não podia já vir preenchido?
  3. Porque é que campo vazio não significa ZERO?
  4. Porque é que ZERO tem de ser escrito com 0,00 (sim, Zero, Vírgula, Zero, Zero)?
  5. Porque é que tenho de escrever um ponto para os milhares e uma vírgula para o separador decimal? Não bastaria não separar os milhares e aceitar tanto a vírgula como o ponto para o separador decimal?
  6. Porque é que tenho de fazer contas para as somas de controlo quando seria trivial programar a página para as calcular por mim, evitando assim erros e perdas de tempo?
  7. Se já conhecem algumas das propriedades dos contribuintes, porque é que não as auto-preenchem?
  8. Porquê? Porquê? Porquê? Porquê? Porquê?

4 Replies to “Perguntas sobre o preenchimento do IRS on-line”

  1. Porque o orçamento foi gasto na solução java que funciona *bem* em qualquer sistema dos descritos. E se não gostas do java, desinstalas depois. E vale a pena porque funciona bem.

  2. E se não gostas do java, desinstalas depois.

    Isso parte do princípio que posso instalar. Se eu não concordo com a licença, o que eu instalar mentindo (carregar em “I Agree” quando isso é falso) vai ser uma cópia ilegítima, e posso estar a cometer um crime público.

    Devo cometer um crime para cumprir a minha obrigação? Eu acho que não, e que o Estado não pode obrigar-me a fazer tal coisa.

    E vale a pena porque funciona bem.

    Mas para mim é mais importante que o software seja livre do que funcione bem (embora evidentemente aprecie mais utilizar Software Livre que funcione bem do que Software Livre que funcione mal).

    Se para ti os teus direitos não são importantes, é uma opção tua. É pena que a tomes, e mais pena ainda que incites outros a esquecer os seus direitos, mas eu não posso impor-te a minha opinião.

  3. Alguem é capaz de dizer uma forma de usar um computador sem ter de aceiter termos de licença? se usa Firefox aceitas-te o termo de licenciamento que eles usam ( Mozilla Public Licence ). Nao pagaste nada, é livre, mas tiveste de aceitar! Podes mentir tt como no Java

  4. Alguem é capaz de dizer uma forma de usar um computador sem ter de aceiter termos de licença?

    Isto é non sequitor, pois nenhuma licença de Software Livre tem de ser aceite para utilizar o software no computador.

    Com Software Livre, a única coisa que se tem de aceitar são as condições de redistribuição, que já por si são normalmente minimais (garantir a atribuição de autoria, nalguns casos manter os direitos garantidos pela licença, etc…), pois mais nada excepto o cumprimento das condições pré-garantidas dá o direito de redistribuir cópias.

    se usa Firefox aceitas-te o termo de licenciamento que eles usam ( Mozilla Public Licence ). Nao pagaste nada, é livre, mas tiveste de aceitar!

    Errado. Não tenho de carregar em nenhum “I Agree“, não há condições de utilização que tenham de ser aceites.

    Podes mentir tt como no Java.

    Mas como a licença do Mozilla Firefox garante-me as seguintes liberdades:

    1. correr o programa para qualquer finalidade
    2. estudar e adaptar o programa
    3. distribuir cópias
    4. publicar versões modificadas

    eu não necessito mentir pois concordo com as condições de redistribuição de cópias.

Comments are closed.