Sobre a mudança (ou não) de hora… Venha a hora Primavera/Outonal

Parece que a Comissão Europeia está a dar até Abril do próximo ano para os Estados-membro indicarem qual a hora que pretendem manter: Verão ou Inverno.

Nota: teria aqui um link para os artigos d’O Público sobre isto, mas na sequência da mais que provável aprovação da diretiva europeia que legitima a cobrança de taxas pelos links, não pretendo mais colocar links para qualquer órgão noticioso tradicional..

Acho que é de louvar que pelo menos uma vez a Comissão Europeia dê ouvidos aos cidadãos sobre algum tema, seria de esperar que tivesse a mesma atitude no que diz respeito à revisão da diretiva europeia sobre direitos de autor, pelo que de momento temo apenas por… “what’s the catch“…

Que 79% dos portugueses prefiram a hora de verão não me admira nada, como país que por causa do turismo só tem a ganhar com mais exposição solar durante o dia, sobretudo no verão, seria algo muito preferencial.

Por outro lado, há quem diga que isto também tem outros efeitos nefastos.

Ou seja, independentemente de qual a opção tomada, há vantagens e desvantagens.

Qual o caminho a seguir?

Eu pessoalmente acho que a UE podia toda ajustar apenas meia hora e ficar algures a meio sem mudança de fuso horário daí para a frente.

Este meio-termo parece-me mais viável e algo que equilibra os argumentos a favor e contra cada um dos lados. Chamemos-lhe a hora da Primavera-Outonal…